domingo, 27 de fevereiro de 2011

Aprendi com O Poderoso Chefão...

Resolvi, neste final de semana, assistir à obra "O Poderoso Chefão". A primeira parte da trilogia foi lançada em 1972, a segunda em 1974 e a terceira em 1990, sempre sob a direção de Francis Ford Coppola.
Nem sempre me interessaram estes filmes sobre a máfia. Mas eu mudei de idéia, porque não são necessariamente filmes sobre a máfia. Agora, tenho mais um anti-herói (Vito Corleone) na minha lista dos prediletos. Aliás, não apenas um anti-herói, mas toda uma família anti-heróica, pois, apesar da ambientação mafiosa dos 3 filmes, trata-se de um drama familiar, um romance de costumes e tradições passadas pelas histórias de gerações em uma família ítalo-americana. De modo geral, o retrato é fiel a esta face (dentre várias outras possíveis) do que têm sido o processo de emergência e tomada de forma do Novo Mundo em sua cultura, política, economia etc.
[Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando]


Com a trilogia de "O Poderoso Chefão", podemos observar que:
- nenhuma tecnologia 3D atual tornará o cinema mais real do que a atuação de Marlon Brando no primeiro filme
- máfia é um mercado aberto a negócios, sejam quais forem; basta saber negociar
- se der tudo errado, a máfia ainda estará lá
- máfia = família
- família é um lugar simbólico, demasiadamente simbólico...
- favores são dívidas
- negócios e afetos, misturados, dão certo e errado
- Marlon Brando é um ótimo ator (ok, precisava repetir isto, só para enfatizar!)







Para todos aqueles que cresceram em uma família de italianos (ou descendentes), indico estes filmes. Para todos aqueles que duvidam se o crime compensa, eu indico que assistam. Para aqueles que leram Freud em "Psicologia das Massas e Análise do Eu" ou "Totem e Tabu", eu indico. 
Enfim, para todos aqueles que gostam de cinema, esta não é uma oportunidade possível, mas sim, uma referência obrigatória.

Um comentário:

Mayara Lopes disse...

Infelizmente ainda não assisti ao filme. Mas tenho vontade, e depois de tamanha indicação, me sinto obrigada a assistir.

A propósito, muito bom texto!

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.des-en-carte.blogspot.com